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segunda-feira, 4 de maio de 2009

Regras para 2010

O World Motor Sport Council introduziu um novo conjunto de regras para uma F1 mais poupadinha. O limite orçamental vai entrar em 2010 e qualquer equipa que o consiga cumprir fica isenta de algumas regras.

Reabastecimentos
Os reabastecimentos vão ser banidos. O grande problema desta medida vai ser o de voltar a projectar todo um monolugar, já que o depósito vai ser muito maior. Para terem uma noção, actualmente os monolugares têm um depósito de 90l. Em 2010, e em certas pistas, poderão atingir os 180l. Pode vir a acontecer como nos anos 80, em que certos pilotos não terminavam as corridas, porque não tinha combustível ou pilotos que andavam mais devagar até terem a certeza que o combustível que tinham no depósito permitia que chegassem ao fim, em velocidade normal.

Peso limite
O peso limite do monolugar vai aumentar. Passa de 605 para 620kg. Deste modo Kubica já não tem desculpa..

Asa dianteira
Os rebordos da asa dianteira não vão poder ser em quina viva mas sim com um raio especifico (fillet) de modo a não danificarem os pneus dos outros pilotos.

KERS
Não pode ser actuado a mais de 300km/h. Querem uma sugestão? Chama-se turbo..

Para quem cumpra o tecto orçamental

Limitações das RPM do motor
Os motores deixam de estar limitados a 18.000rpm. Mas piora a fiabilidade e o consumo. Com 8 motores por temporada e sem reabastecimentos, não parece ser grande vantagem.

Aerodinâmica móvel
Vantagem de poder controlar a incidência das asas. 10º na asa dianteira (contra 6º actuais) e sem limite de uso durante a volta (contra 2vezes actualmente). A asa traseira também pode ser ajustável.

KERS
Actualmente o KERS é só permitido durante 6s com 60kW de potência. Pode passar a 12s com 60Kw ou 6s com 120KW.

Tracção às 4 rodas
Não é tão linear assim. Não vamos ver os monolugares com tracção integral durante toda a corrida. O que vai acontecer é que o KERS pode ser accionado para as rodas traseiras e dianteiras simultâneamente.

Liberdade de testes
Fim do limite de testes sem exceder o limite orçamental.

Túnel de vento à escala
Possibilidade das equipas que cumprem o tecto orçamental utilizarem um túnel de vento à escala 1:1.

Será que vamos mesmo ver duas categorias dentro da F1? Será este o caminho a tomar? A ver vamos..

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