The Widgipedia gallery
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.

To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.
Get this widget from WidgipediaGet this widget from WidgipediaMore Web & Desktop Widgets @ WidgipediaMore Web & Desktop Widgets @ Widgipedia

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Senna...foi há 15 anos...


Todos devem conhecer a pessoa que está na imagem em cima, mas mesmo assim este blog não pode deixar este assunto de lado. Aryton Senna nasceu a 21 de Março de 1961 em São Paulo. Morreu a 1 de Maio de 1994, precisamente no dia da mãe. Foi há 15 anos.


Entrou para a fórmula 1 em 84 através da Toleman. No seu ano de estreia, apesar de ter um carro pouco competitivo, ninguém ficou indiferente a este brasileiro, tendo conquistado os seus primeiros pontos da fórmula 1 na 2ªcorrida no grande prémio da África do Sul. Contudo, quem assistiu ao campeonato desse ano, de certeza que não irá esquecer a grande prestação de Senna no Mónaco, alcançando um excelente 2º lugar.

Em 1985, ingressando na Lotus, Senna conseguiu a sua 1ª pole position e a sua 1ª vitória da carreira no Grande Prémio de Portugal, isto sob um dilúvio. Em 1986, ganhou o Grande Prémio de Espanha apenas com 0,014 segundos de vantagem para Nigel Mansell, sendo uma das menores diferenças de chegada da Fórmula 1. Chegando até a liderar o campeonato depois dessa corrida.



Em 1988 deixou a Lotus para ir para a McLaren. Se antes já prometia titulos e emoção, então na McLaren isso confirmou-se. Foi campeão em 88, 90 e 91. Saiu da McLaren em 93. Mas quando falamos de Senna na McLaren falamos também da sua rivalidade com Prost. Onde em 89 atingiu o pico no Grande Prémio de Suzuka. Na tentativa de Senna ultrapassar o seu rival, os dois carros tocaram-se e foram para fora de pista. Os fiscais ajudaram Senna a meter o carro de novo na pista. Este foi a boxe trocar a asa danificada, chegando a ganhar a corrida. Senna viria a ser desqualificado.

Em 1994 Senna assina com a Williams. Contudo durou pouco tempo. Na 3ªcorrida do mundial, perdeu o controlo do seu carro na curva Tamburello, embatendo violentamente no muro, perdendo a vida...

Considerado por muitos como o melhor de sempre, Senna era sinónimo de paixão e emoção na pista. Sempre deu tudo nas corridas. Era praticamente impossível alguém ficar indiferente a este brasileiro. A sua presença na Fórmula 1 enriqueceu e muito este desporto...ficando mais pobre a 1 de Maio de 1994. Era e será uma personalidade ímpar neste desporto.

Em baixo fica uma 'amostra' do que este piloto era. Só tenho pena de não ter assistido a mais corridas dele. Rest in peace Senna...



1 comentário:

  1. Lembro-me do dia da sua morte como se fosse hoje... Até agora, foi o melhor de todos!!

    ResponderEliminar